terça-feira, 5 de maio de 2009

1a Festa da Juçara comemora safra de 2009 em Ubatub

A Festa acontece nos dias 16 e 17, mas quem ficou curioso poderá
experimentar a polpa da juçara em duas degustações,
nos dias 8 e 13 de maio

Com o objetivo de celebrar a safra de frutos da palmeira juçara em 2009, acontece neste mês em Ubatuba, a 1ª Festa da Juçara. O evento acontecerá entre os dias 16 e 17 de maio, na Casa da Farinha, situada no bairro Fazenda da Caixa, região norte do município. Além de diversas receitas com a polpa da Jussara, comidas típicas locais, artesanato tradicional e apresentações culturais são algumas das atrações desta festa promovida pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema), em parceria com as comunidades tradicionais de Ubatuba
Nas semanas que antecedem a festa, serão realizadas degustações da polpa da juçara nos dias 8 e 13 de maio, em dois estabelecimentos que já comercializam o produto em Ubatuba (veja programação abaixo). Essas atividades serão abertas ao público, com o oferecimento de sucos com a polpa e apresentação dos projetos envolvidos, informações nutricionais do produto, seu manejo e produção, importância ecológica, entre outras.
A iniciativa tem o intuito de despertar o interesse do público para questões como a territorialidade das comunidades tradicionais, o uso sustentável da Mata Atlântica e este novo e saboroso produto local, a polpa de juçara. A retirada dos frutos da juçara não causa danos à planta e resulta na produção de sementes para plantio e repovoamento da espécie. O evento está sendo promovido por: Associação dos Remanescentes da Comunidade do Quilombo da Fazenda, Sociedade Amigos do Sertão do Ubatumirim, Quilombo do Cambury e Ipema, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Fundart. Produtores rurais e artistas dos municípios de São Luiz do Paraytinga, Paraty e Angra do Reis também participarão da festa.

A juçara

A palmeira juçara (Euterpe edulis), também conhecida como Palmito Juçara, é uma espécie nativa da Mata Atlântica que hoje sofre ameaça de extinção devido o corte predatório e ilegal de palmito. O Ipema, junto com as Comunidades Tradicionais de Ubatuba, vem desenvolvendo um trabalho para reversão deste quadro através do uso sustentável dos frutos desta palmeira para produção de polpa, muito similar ao açaí originário da Amazônia. A retirada dos frutos da juçara não causa danos à planta e resulta na produção de sementes para plantio e repovoamento da espécie.
Este trabalho em realização desde 2006 faz parte do projeto Educação Agroflorestal para o Manejo Sustentável nas Comunidades Tradicionais da Mata Atlântica, realizado pelo IPEMA, em parceria com comunidades locais, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Parque Estadual da Serra do Mar/ Núcleo Picinguaba - PESM/NPic e se articula com uma rede de projeto regionais.

Neste ano, está sendo comemorada a terceira safra e sua colheita, que vai de março a junho. Manejada em bananais tradicionais ou na floresta e consorciada com outras culturas a utilização dos frutos desta palmeira representa hoje um passo importante na sustentabilidade econômica e ambiental local, gerando renda e fortalecendo as Comunidades Tradicionais do Município de Ubatuba residentes no interior e entorno do PESM/NPic.


Programação

08 de Maio: DEGUSTAÇÃO, a partir das 14h, no Empório Cerealista, situado na Rua Salvador Correa, 28, atrás da antiga Câmara Municipal
13 de Maio: DEGUSTAÇÃO a partir das 14 h, na Vitamina Central, situada na Rua Paraná, 332, esquina com Av. Thomas Galhardo. Contato: 9150 3437, Alexandre)
16 e 17 de maio: FESTA DA JUÇARA a partir das 12 h, na Casa de Farinha / Comunidade Quilombo da Fazenda, BR 101, Km 12, Ubatuba, SP.

Contatos

IPEMA, fone: 3848-2682 com Camila, Luciano (guanxuma@hotmail.com) ou Eduardo (edudarvin@yahoo.com.br). Quilombo da Fazenda, Laura Braga (laurafazenda@yahoo.com.br) fone: 12 97774130.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)


Nenhum comentário:

Postar um comentário