terça-feira, 5 de maio de 2009

Nessa sexta, dia 08, doe vida!


Novos voluntários devem procurar a agência transfusional
da Santa Casa para serem cadastrados

Doadores de sangue já cadastrados e pessoas interessadas em se cadastrar devem comparecer à Agência Transfusional da Santa Casa nesta sexta-feira, 8, das 9h às 12h.
No dia da doação, não é necessário fazer jejum. Quem costuma consumir bebidas alcoólicas deve se abster 24 horas antes e quem é fumante, evitar o cigarro seis horas antes. Quem doa sangue em Ubatuba, ajuda a repor o estoque do hemonúcleo regional.
No município, são cerca de 200 pessoas cadastradas, um número relativamente pequeno, considerando que a cidade possui cerca de 80 mil habitantes. Atualmente, a campanha acontece a cada três meses devido ao pequeno número de doadores. A intenção é conseguir cada vez mais adeptos para que a campanha volte a ser mensal.
Segundo a supervisora da Agência Transfusional da Santa Casa de Ubatuba, Eliane Guimarães, são feitas, em média, 95 transfusões de sangue ao mês no município. “A doação tem o objetivo de repor o estoque para o banco de sangue. O sangue doado aqui pode servir para alimentar qualquer hospital da região e a doação de uma pessoa pode ajudar a salvar a vida de até quatro pacientes, com os mais diversos quadros clínicos, que vão desde anemias e infecções generalizadas, até acidentes e brigas com facadas ou tiros.”

Hemonúcleo regional

O Hemonúcleo de Taubaté tem um vínculo com a Santa Casa para colher o sangue dos doadores ubatubenses cadastrados. Esse procedimento é feito na maioria das cidades do Vale do Paraíba que não têm estrutura para possuir um hemonúcleo próprio. Em Taubaté, são realizados todos os exames para comprovar se o sangue é sadio e é lá também que se faz o fracionamento, separando os diversos componentes do sangue (plasma, plaquetas, concentrado de hemácias e outros) que são usados nas transfusões.
Em Ubatuba, no Banco de Sangue da Santa Casa, ficam as geladeiras que armazenam os componentes já fracionados que são fornecidos pelo Hemonúcleo, em quantidade suficiente para atender à demanda.

Critérios para doação

Para quem quiser ser doador, são necessários alguns critérios, além da boa vontade. Em relação aos hábitos, os doadores não podem ser usuários de drogas e nem ter múltiplos parceiros sexuais. Pessoas tatuadas podem doar sangue após três meses, quem tem piercing, após três dias. Quem já teve hepatite não pode doar, bem como mulheres que estejam menstruadas, grávidas ou amamentando. É preciso ter acima de 50 kg e mais de 18 anos para ser doador. Homens devem doar sangue a cada dois meses e mulheres, a cada três meses. Para saber mais informações, ligue: 3832-7262 ou 3832-7531, ramal 215.

(Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário