segunda-feira, 2 de março de 2009

Cemar Ubatuba promove Mergulhe no Dia da Terra, nos dias 21 e 22 de abril

Por Marta Leite 
Da Cemar
e Beto Francine 
Da Ass. Cunhambebe 


Divulgação
Contribuição para a preservação e conscientização da limpeza das praias
O evento Mergulhe no dia da Terra (Dive in Earth Day), busca unir esforços mundialmente em busca da Conservação Marinha. Veja abaixo quem já confirmou sua atividade e participação. Aguardamos seu contato pois seu trabalho pode e deve ser parte integrante dos eventos no Brasil. Entre em contato conosco. 

Milhares de pessoas preparam o evento Mergulhe no Dia da Terra pelo mundo. O Centro de Estudos para a Conservação Marinha – Cemar, em Ubatuba, representante da Coral Reef Alliance - CORAL no Brasil, vem trabalhando desde o ano passado na organização do evento anual Dive In Earth Day. Neste ano, nos dias 21 e 22 de abril estará promovendo uma série de atividades, com vários parceiros. 

Este evento tem por objetivo mobilizar, as comunidades costeiras, diretores de Unidades de Conservação costeiro marinhas, operadores de mergulho, estudantes e pessoas que se preocupam com a atual situação dos oceanos e dos rios, para realizarem atividades de proteção e conscientização das águas no planeta Terra. 

A expectativa da Coral é que este ano participem 70 países em mais de 400 atividades de conscientização sobre a necessidade de se proteger o Mar e as águas costeiras. As atividades vão de organização de limpezas submarinas, de rios e praias, até realização de campeonatos de fotografia e exposições culturais relativas ao tema. 

Mergulhe no Dia da Terra aqui no Brasil, já mobilizou em 2006, a exemplo do vem ocorrendo com o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias que ocorre em setembro, centenas de pessoas, em diversos estados, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina e Bahia, onde várias atividades e organizações se mobilizaram. 

O Cemar é uma ONG sem fins lucrativos, com sede em Ubatuba SP dedicada à conservação marinha. Em Ubatuba esta atuando em parceria com o Coletivo das Entidades Ambientalistas de Ubatuba - Ceau e a Associação das Operadoras de Mergulho de Ubatuba Aomu. A Coral Reef Alliance (Coral) é uma entidade sem fins lucrativos dedicada a conservação e saúde dos recifes de coral, com sede em São Francisco, Califórnia. 

Para maiores informações ou para participar do Mergulhe no Dia da Terra, aqui no Brasil, entre em contato: cemar.brasil@gmail.com ou cunhambebe@gmail.com para conhecer o movimento Dive In To Earth Day, visite: www.coral.org/divein ou o site do CEMAR, www.cemarbrasil.org 

Participações e atividades: 
Associação Cunhambebe - ACIA / Centro de Estudos para a Conservação Marinha - CEMAR / Parque Estadual da Ilha Anchieta - PEIA: Limpeza de praias (Palmas e Presídio) no PEIA com a Escola Municipal Pe José de Anchieta (100 participantes); 

Aratur Mergulho: Curso Básico de mergulho para comunidade de Caravelas Bahia, como parte das comemorações do aniversário do ParNaMar Abrolhos entre várias outras atividades; 

Associação das Operadoras de Mergulho de Ubatuba - AOMU / ACIA / CEMAR: concurso de fotos terrestres e submarinas, que traduzam o espirito do evento e elaboração e divulgação de folhetos sobre boas práticas no Mergulho Autonomo; 

Projeto Tamar - Ubatuba / ACIA / CEMAR: Elaboração e divulgação de Folheto sobre boas práticas na Observação de Tartarugas Marinhas; 

Aquário de Ubatuba / Instituto Argonauta / CEMAR / ACIA: Palestra sobre Regulamentação do Mergulho e Boas Práticas em Galapagos por Mabel Augustowski. 

  • No dia 21, as 19h30, no auditório do Aquário de Ubatuba: Palestra “Regulamentação do Mergulho e Boas Práticas em Galapagos”, com a oceanógrafa-bióloga Mabel Augustowski.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário