Em média, há 1,83 linha cadastrada por cada assinante. Um deles, no entanto, foi o recordista desse primeiro dia de inscrição: o consumidor pediu o bloqueio de 18 números telefônicos.
O cadastro está disponível no site do Procon (http://www.procon.sp.gov.br). O órgão pede que o consumidor, que tem de ser titular da linha, forneça dados como nome, endereço e CPF, além dos números que gostaria de bloquear. O assinante recebe um e-mail confirmando a inscrição.
As empresas de telemarketing não terão acesso aos dados pessoais do consumidor e ficarão sabendo apenas para quais telefones não podem ligar. A partir de 1º de maio, quem não atender à determinação pode ser multado. A punição varia de R$ 212 a R$ 3,1 milhões, dependendo do porte econômico das empresas.
A qualquer momento, o consumidor pode fazer o desbloqueio. Ele também pode escolher de quem quer receber ligações. A proibição não afeta entidades filantrópicas e empresas de cobrança.
Em entrevista ao Jornal Nacional nesta sexta, o secretário de Justiça de São Paulo, Luiz Antônio Marrey Filho, disse que as novas regras valem inclusive para empresas de outros estados. Duas entidades divulgaram notas criticando a nova medida. A Associação Brasileira de Telesserviços e a Associação Brasileira das Relações Empresa-cliente declararam que a nova lei é inconstitucional.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário