quinta-feira, 12 de março de 2009

Programe-se para a coleta seletiva


Caminhões de coleta seletiva operam em novos horários em Ubatuba

É muito importante que as pessoas estejam informadas sobre o dia em que o caminhão da coleta seletiva passa em seu bairro para que possa, após a separação do lixo reciclável, depositá-lo para o recolhimento nas datas corretas

Após o período de alta temporada, os caminhões que realizam a coleta seletiva (recolhimento do lixo reciclável, como plástico, vidro, metais e papéis) no município começaram a operar em novos horários.
É importante que cada munícipe esteja informado sobre o dia em que o caminhão da coleta seletiva passa em seu bairro para que, após a separação do lixo orgânico do lixo reciclável, coloque-o na rua para o recolhimento, devidamente limpo e acondicionado.
Quando o munícipe separa o lixo, mas o deixa para o recolhimento em dias em que o caminhão da coleta seletiva não passa em seu bairro, o lixo reciclável acaba sendo levado pelos caminhões da coleta convencional, misturando-se ao lixo orgânico.
Vale lembrar que o lixo orgânico continua a ser recolhido normalmente, pelos caminhões da coleta convencional. Portanto, deve-se permanecer depositando o lixo orgânico para recolhimento nos dias e horários de costume.
“É essencial que as pessoas aprendam a separar o lixo reciclável e apenas colocá-lo na rua no dia em que o caminhão da coleta seletiva passa no bairro. Desta forma, a pessoa estará colaborando para minimizar os resíduos e contribuindo para a preservação do meio ambiente”, diz o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.

Importância
A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam retiradas da natureza. Com o objetivo de separar dos resíduos urbanos de acordo com suas propriedades e o destino que lhes pode ser dado, a coleta seletiva torna mais fácil e eficiente a recuperação destes materiais, trazendo vantagens ambientais e econômicas para o município.
Entre as vantagens que a coleta seletiva apresenta estão: diminuição da exploração de recursos naturais; redução do consumo de energia; diminuição da poluição do solo, da água e do ar; reciclagem de materiais que iriam para o lixo; diminuição dos custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis; diminuição do desperdício e de gastos com a limpeza urbana, entre outras, como a geração de renda através da reciclagem.

Confira abaixo o roteiro da coleta seletiva em Ubatuba, que acontece sempre a partir das 7h: Segundas, quartas e sextas-feiras: Centro, Sumaré, Silop, Praia Grande, Tenório, Praia Vermelha do centro e Estrada do Cais

Segundas e sextas-feiras: Lázaro, Saco da Ribeira, Rio Escuro, Monte Valério, Sertão das Cotias e Sununga

Terças e quintas-feiras: Perequê-Açu, Praia do Matarazzo, Estufa I, Estufa II, Sesmaria, Vila Sumaré, Jardim Carolina, Jardim Samambaia, Bela Vista, Marafunda, Perequê-Mirim, Enseada, Toninhas e Santa Rita.

Terças, quintas e sábados: Itaguá, Parque Vivamar e Barra da Lagoa

Quartas-feiras: Taquaral, Sumidouro, Usina Velha, Pedreira, Ressaca, Mato Dentro, Emaus, Parque dos Ministérios, Vale do Sol, Iporanguinha, Morro das Moças, Cachoeira dos Macacos, Pé da Serra, Horto Figueira, Fortaleza, Vermelha do Sul, Corcovado, Folha Seca, Praia Dura, Lagoinha, Sapé, Maranduba, Beira Rio, Sertão da Quina, Araribá, Sertão do Ingá, Praia Caçandoca, Praia do Pulso, Tabatinga, Rio da Prata, Jardim Marissol, Recanto da Lagoinha, Vila Mariana Teixeira, Promove, Salga e Jardim Imobiliária.
Quintas-feiras: Barra Seca, Vermelha do Norte, Casanga, Ranário, Morro do Tiagão, Itamambuca, Félix, Promirim, Puruba, Ubatumirim (praia e sertão), Estaleiro, Cambucá, Fazenda da Caixa, Vila Rolim, Vila Índia, Transbordo, Praia do Camburi, Almada e Picinguaba.
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário