foto Alberto Marques
Uma visão diferente sobre os tubarões foi apresentada na manhã desta terça-feira (16/06) com a exibição do documentário "Rebelião de Tubarões", no Cine Roxy, em Santos (SP). O filme faz parte da "Mostra VIDA MARINHA de documentários sobre o mar", que acontece até quinta-feira (18), às 10 horas da manhã, com entrada gratuita.
Diferente do que a maioria pensa, os animais não são "máquinas de matar". O documentário mostrou que a poluição dos mares e oceanos, causada pela própria população, faz com que os predadores vão à superfície para se alimentar, o que gera a série de ataques que vem acontecendo em Recife, por exemplo.
Para provar a inocência dessas espécies, o renomado mergulhador brasileiro Lawrence Wahba costuma viajar até os Estados Unidos e Cuba para ficar cara a cara com enormes tubarões tigre e cabeça chata, que chegam a pesar 900 quilos e ter mais de 3 metros de comprimento. Nas águas transparentes e com alimentação de fácil acesso, os animais não oferecem nenhum perigo ao mergulhador.
Tubarões não são inofensivos, mas só se tornam uma ameaça para banhistas se em seu próprio habitat não houver comida suficiente. Esta foi a principal discussão durante a palestra que sucedeu a apresentação do filme. O debate foi comandado por Otto Gadig: PhD em tubarões e professor da Unesp Santos. Ele é um dos maiores especialistas em elasmobrânquios no país e participa dos trabalhos de Lawrence Wahba, desde 1995. Gadig foi consultor e personagem do documentário "Rebelião de Tubarões".
Otto explica que degradação ambiental, pouco alimento no fundo do mar e muita gente reunida, são os principais fatores que atraem tubarões para a costa de Recife. "Não se deve matar tubarões pelo motivo de estarem atacando pessoas, deve-se educar a população, para que saibam sobre os cuidados e conservação que precisam ter com o oceano", afirma o professor.
Como defensor de tubarões, Otto faz um alerta às pessoas: "Não comam cação, poucos sabem, mas ele é uma espécie de tubarão. Comer este peixe é como comer uma onça, um mico-leão-dourado ou um urso panda".
Um fato curioso, é que Otto e a equipe de pesquisadores da Unesp descobriram na cidade de Itanhaém, litoral sul de São Paulo, a 60 km de Santos, um berçário de tubarões. Estima-se que o local tenha aproximadamente 18 mil tubarões. "São quase 30 espécies que vivem ali, pelo menos cinco delas utilizam a área como berçário", afirma o especialista.
Os filhotes crescem na costa itanhaense até ter o porte necessário para enfrentar o mar. Essa foi a primeira região a ser descoberta no país e no mundo só se conhecem mais quatro. O pesquisador acredita que há outros berçários no litoral brasileiro que precisam ser descobertos.
A "Mostra VIDA MARINHA de documentários sobre o mar" continua nesta quarta-feira (17/06) com a exibição do vídeo "O Atol Esquecido". O filme retrata a saga de uma equipe de biólogos e oceanógrafos liderada por Lawrence Wahba, explorando os diferentes ecossistemas do Atol das Rocas. Em seguida, será a vez de Marcelo Skaf ministrar a palestra "Importância das áreas marinhas protegidas". Skaf é consultor ambiental, oceanógrafo e fotógrafo submarino. Foi chefe do Parque Nacional Marinho de Abrolhos e acompanha Lawrence em expedições desde 1993.
VIDA MARINHA - A "Mostra VIDA MARINHA de documentários sobre o mar" faz parte da Semana Vida Marinha que acontece pela segunda vez na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo. Nos dias 18 e 19 de junho terá início o Meeting "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares", no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais, no Porto de Santos.
Com iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e realização da Una Marketing de Eventos, com patrocínio da Unimonte e Grupo Rodrimar, o Meeting "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares" tem como objetivo alertar o público para a conservação dos oceanos e reunir especialistas no assunto.
Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo hotsitewww.tvtribuna.com/vidamarinha.
O Meeting "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares" é uma iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e realização Una Marketing de Eventos. Com patrocínio da Unimonte e Grupo Rodrimar. Apoio: MedMar, Concais, Mar Sub, Cine Roxy-Santos e Santos Film Commission.
Serviço:
Mostra VIDA MARINHA de documentários sobre o mar - Ciclo de 4 Documentários de Lawrence Wahba seguidos de palestras com o mergulhador e integrantes da sua equipe
Local: Cine Roxy
Endereço: Avenida Ana Costa, 443, Gonzaga - Santos (SP).
Datas: de 15 a 18 de junho de 2009
Horário: Os filmes serão exibidos às 10h, e as palestras acontecem às 11h
Ingresso: Gratuito, sujeito à lotação da sala
Informações: (13) 3224-2211 - Una Eventos / www.tvtribuna.com/vidamarinha
Local: Cine Roxy
Endereço: Avenida Ana Costa, 443, Gonzaga - Santos (SP).
Datas: de 15 a 18 de junho de 2009
Horário: Os filmes serão exibidos às 10h, e as palestras acontecem às 11h
Ingresso: Gratuito, sujeito à lotação da sala
Informações: (13) 3224-2211 - Una Eventos / www.tvtribuna.com/vidamarinha
Programação:
Dia 17, quarta-feira: Documentário "O Atol Esquecido". Palestra com Marcelo Skaf.
Dia 18, quinta-feira: Documentário "A Ilha dos Golfinhos". Palestra com Lawrence Wahba.
Dia 18, quinta-feira: Documentário "A Ilha dos Golfinhos". Palestra com Lawrence Wahba.
Por Anna Gabriela Ribeiro - Mtb 56039
Nenhum comentário:
Postar um comentário