quarta-feira, 24 de junho de 2009

Casa do Brinquedo de Ubatuba se torna referência para pesquisa da Abrinq



Profissionais da Casa do Brinquedo pesquisarão 20 brinquedos que farão parte de um catálogo especial da Abrinq

A Casa do Brinquedo em Ubatuba foi convidada pela Fundação Abrinq - Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, para pesquisar brinquedos que farão parte de um catálogo especial da entidade, o Guia de Brinquedos 2010.
Todos os anos, a Fundação analisa determinados brinquedos cientificamente e se o fornecedor receber nota adequada a Abrinq recomenda no catálogo, o Guia de Brinquedos Indicados, e entrega ao fabricante do brinquedo um selo especial. Nesse guia há a descrição de diversos brinquedos, diferentes tipos de brincadeira que proporcionam e as principais contribuições que oferecem às crianças. Esse guia é utilizado em feiras de brinquedo, nacionais e internacionais.
Nesse ano, a Casa do Brinquedo de Ubatuba recebeu o convite da Fundação Abrinq para se tornar núcleo de referência de pesquisa e observação da interação da criança com o brinquedo para garantir o selo de uso de recomendação.
“Conseguimos nos tornar essa referência graças à visibilidade nacional e internacional de nosso trabalho”, comenta satisfeita a coordenadora da Casa do Brinquedo, Renata Martins. Para a pesquisa, a Casa do Brinquedo ganhou 20 brinquedos de diferentes áreas e idades.

Como funciona
O fornecedor paga para a Abrinq uma taxa para cadastrar o brinquedo que ele tem interesse de selo especial, além do selo de fabricação que a Fundação já emitiu. A Abrinq então convida quatro entidades, que receberão a doação destes brinquedos, para realizar a pesquisa. Nessa pesquisa são analisados itens como encantamento da criança frente ao brinquedo, como ela realiza a brincadeira com o brinquedo, edital de regras do brinquedo, como a criança interage (coletiva ou individual), se a idade da criança é compatível com o brinquedo, habilidades da área de aprendizagem do brinquedo, entre outros.

Treinamento
Para desenvolver esse trabalho, três brinquedistas e a coordenadora da Casa do Brinquedo, além de um professor, passaram dois dias em treinamento na Fundação Abrinq, participando de aulas teóricas e práticas, desde o preenchimento de formulários até a experiência de manipular o brinquedo e verificar as informações de cada um. “Será um trabalho bem complexo e trabalhoso. Vamos aproveitar nossa rotina, com a visita das crianças, para fazermos o planejamento de observação do roteiro da pesquisa”, explicou Renata. A pesquisa deverá ser concluída até o dia 8 de agosto. Na finalização dos trabalhos os participantes receberão certificado de 40 horas da Abrinq na realização teórica e prática de pesquisa na área de análise de brinquedos. O nome da Casa do Brinquedo constará no expediente do Guia como instituição que participou da avaliação.


O Guia de Brinquedos
O Guia de Brinquedos e jogos é uma iniciativa da ABRINQuedoteca e resultado de criteriosa avaliação de brinquedos e jogos, realizada por meio do olhar de especialistas de instituições – brinquedotecas e creches – sobre a brincadeira de 530 participantes entre crianças e jovens. Ele tem como objetivo principal oferecer aos pais, professores, profissionais da área lúdica, e de outros segmentos da infância e adolescência, orientações para a escolha e utilização de brinquedos e jogos.


(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário