Profissionais da Casa do Brinquedo pesquisarão 20 brinquedos que farão parte de um catálogo especial da Abrinq
A Casa do Brinquedo em Ubatuba foi convidada pela Fundação Abrinq - Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, para pesquisar brinquedos que farão parte de um catálogo especial da entidade, o Guia de Brinquedos 2010.
Todos os anos, a Fundação analisa determinados brinquedos cientificamente e se o fornecedor receber nota adequada a Abrinq recomenda no catálogo, o Guia de Brinquedos Indicados, e entrega ao fabricante do brinquedo um selo especial. Nesse guia há a descrição de diversos brinquedos, diferentes tipos de brincadeira que proporcionam e as principais contribuições que oferecem às crianças. Esse guia é utilizado em feiras de brinquedo, nacionais e internacionais.
Nesse ano, a Casa do Brinquedo de Ubatuba recebeu o convite da Fundação Abrinq para se tornar núcleo de referência de pesquisa e observação da interação da criança com o brinquedo para garantir o selo de uso de recomendação.
“Conseguimos nos tornar essa referência graças à visibilidade nacional e internacional de nosso trabalho”, comenta satisfeita a coordenadora da Casa do Brinquedo, Renata Martins. Para a pesquisa, a Casa do Brinquedo ganhou 20 brinquedos de diferentes áreas e idades.
Como funciona
O fornecedor paga para a Abrinq uma taxa para cadastrar o brinquedo que ele tem interesse de selo especial, além do selo de fabricação que a Fundação já emitiu. A Abrinq então convida quatro entidades, que receberão a doação destes brinquedos, para realizar a pesquisa. Nessa pesquisa são analisados itens como encantamento da criança frente ao brinquedo, como ela realiza a brincadeira com o brinquedo, edital de regras do brinquedo, como a criança interage (coletiva ou individual), se a idade da criança é compatível com o brinquedo, habilidades da área de aprendizagem do brinquedo, entre outros.
Treinamento
Para desenvolver esse trabalho, três brinquedistas e a coordenadora da Casa do Brinquedo, além de um professor, passaram dois dias em treinamento na Fundação Abrinq, participando de aulas teóricas e práticas, desde o preenchimento de formulários até a experiência de manipular o brinquedo e verificar as informações de cada um. “Será um trabalho bem complexo e trabalhoso. Vamos aproveitar nossa rotina, com a visita das crianças, para fazermos o planejamento de observação do roteiro da pesquisa”, explicou Renata. A pesquisa deverá ser concluída até o dia 8 de agosto. Na finalização dos trabalhos os participantes receberão certificado de 40 horas da Abrinq na realização teórica e prática de pesquisa na área de análise de brinquedos. O nome da Casa do Brinquedo constará no expediente do Guia como instituição que participou da avaliação.
O Guia de Brinquedos
O Guia de Brinquedos e jogos é uma iniciativa da ABRINQuedoteca e resultado de criteriosa avaliação de brinquedos e jogos, realizada por meio do olhar de especialistas de instituições – brinquedotecas e creches – sobre a brincadeira de 530 participantes entre crianças e jovens. Ele tem como objetivo principal oferecer aos pais, professores, profissionais da área lúdica, e de outros segmentos da infância e adolescência, orientações para a escolha e utilização de brinquedos e jogos.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário