terça-feira, 23 de junho de 2009

Seminário sobre VIDA MARINHA ganha força em Santos

Pelo segundo ano consecutivo, autoridades, especialistas e estudantes se reúnem em prol da vida nos mares.











Roberto Clemente Santini na cerimônia de abertura
foto José Luiz Borges

Ocupando 70% da superfície terrestre, os oceanos ganharam uma força a mais na luta pela preservação de seu ecossistema. A iniciativa começou no ano passado, e na última sexta-feira, dia 19 de junho, foi encerrado o "2º Meeting VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares", realizado no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais, no Porto de Santos (SP). A programação teve início no dia 15, com exibição no cine Roxy, de quatro documentários do renomado mergulhador Lawrence Wahba, e nos dias 18 e 19, mais de 400 pessoas compareceram ao Meeting.
Para Roberto Clemente Santini, diretor-presidente da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, o evento reforçou a sua importância em discutir o assunto. "Comemoro com muita alegria o encerramento de mais um trabalho. Estamos consolidando o seminário, colocando a cidade de Santos como fórum de debates sobre o meio ambiente marinho. É uma alegria e felicidade ver o interesse desses jovens pelo tema", disse o executivo, idealizador do Meeting.
Santini aposta na sensibilização das pessoas para que a preservação do ambiente marinho faça parte de suas vidas. "Durante a semana tivemos exibição de filmes do Lawrence Wahba. Na quinta-feira, ele e o artista Alexandre Huber estiveram com crianças de escolas municipais no Aquário de Santos. Na sexta, foi a vez do artista plástico Erik Wilson. É um trabalho de conscientização, assim como ocorreu na primeira edição".
Para o ano que vem, novidades já estão sendo anunciadas. "Nossa idéia é realizar uma semana de vida marinha, não só para os participantes do meeting, mas passar para a cidade toda uma mensagem de alerta, de quanto é importante cuidarmos do nosso meio ambiente". Quem também manifestou interesse em ampliar o evento foi o senador Aloizio Mercadante (PT/SP), durante a solenidade de abertura. Segundo o parlamentar, o Meeting VIDA MARINHA precisa fazer parte da agenda nacional.
"Fiquei muito feliz com a sua proposta e ele usou uma expressão bastante interessante. Chamou o nosso oceano de Amazônia Azul. Vamos trabalhar para tornar esse meeting cada vez mais nacional", avisa Santini. "Esse encontro não é focado para falar só de poluição e degradação, e sim encontrar caminhos e apresentar ações que deram certo, que conseguiram preservar espécies. Essas experiências são interessantes serem discutidas para que outras pessoas possam conhecer e adaptar em outros locais".
Nesta edição, o Meeting contou com a importante participação de oficiais da Marinha responsáveis pelo Programa Antártico Brasileiro. Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, o contra-almirante Francisco Carlos Ortiz elogiou a iniciativa da TV Tribuna. "Esse meeting é magnífico e acredito que iremos ter esse auditório cada vez mais cheio. Isso é inegável, já que as pessoas começam a se conscientizar da necessidade de dar atenção ao tema".
Ele vai mais longe. "Precisamos começar com este assunto bem mais cedo. Não é suficiente atacar essa faixa etária que participou do seminário. É necessário que comece na escola fundamental, conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e preservá-lo", diz o oficial que participou da expedição de reconhecimento do continente gelado com um grupo de militares e pesquisadores a bordo do navio Barão de Teffé. O Brasil aderiu em 1975 ao Tratado da Antártica, mas foi somente em 1982 que deu início a suas atividades científicas.
Outro que endossou o seminário foi o secretário municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Santos, engenheiro Flávio Rodrigues Correa. "Para nós este encontro é vital. Temos o maior Porto e agora, a Petrobras está com base na cidade. Essa demanda sobre vida marinha só tende a evoluir". Ele também enxerga o crescimento do evento. "A TV Tribuna trazendo os temas que trouxe, enriquece o debate como um todo e vai transformar esse meeting, em curto prazo, o maior encontro de meio ambiente marinho do Brasil".
Correa diz que a cidade tem compromisso com o ambiente marinho. Entre as ações, está a "varredura" no mar. "Temos dois barcos catamarans para recolher lixo flutuante, de quarta a domingo, e o que se recolhe de saco plástico é impressionante. Percorremos da balsa até o emissário submarino, e tem dia que é uma maravilha, não recolhemos um saco. Em outros, chegamos a recolher 600 quilos. Falo de itens que não pesam, então imagina o que significa essa quantidade?". Um dos perigos de sacos plásticos no mar é a morte por asfixia de tartarugas, que costumam ingerir para se alimentar.
2008 - A primeira edição do Meeting VIDA MARINHA aconteceu no ano passado e além do ineditismo do encontro, a cidade ganhou uma das obras do artista plástico norte-americano Wyland, presidente da Wyland Foundation, instituição sem fins lucrativos com o objetivo de conscientizar sobre a preservação da vida oceânica. O artista pintou o seu 98º Whaling Wall no Aquário Municipal de Santos, sendo a única cidade da América do Sul a contar com uma arte do artista.
Ao todo, Wyland produziu 100 murais ao redor do mundo, sempre retratando animais da fauna marinha. Suas obras estão espalhadas em países como Estados Unidos, Canadá, México, Japão, Austrália, França, Nova Zelândia, Alasca e China, onde ele entregou seu 100º mural. O apelo de suas pinturas é retratar a beleza da vida marinha e estimular as pessoas a preservar.
O "Meeting "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares"é uma iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e realização Una Marketing de Eventos. Com patrocínio da Unimonte e Grupo Rodrimar. Apoio: MedMar, Concais, Mar Sub, Cine Roxy-Santos e Santos Film Commission.

Nenhum comentário:

Postar um comentário