segunda-feira, 1 de junho de 2009

CD e DOCUMENTÁRIO, “DIAS DE CAIÇARA MUSICA”

A DIALETO LATIN AMERICAN DOCUMENTARY
LANÇA


CD “DIAS DE CAIÇARA MUSICA”
e
“DIAS DE CAIÇARA DOCUMENTÁRIO”

Dando continuidade ao projeto cultural “Dias de caiçara” chega ao publico O “Caiçara CD” e o “Caiçara Documentário” ambos apoiados pelo Ministério da Cultura - Lei de Incentivo à Cultura.

MUSICA
(Livreto e CD duplo)


Para o caiçara a música não é um evento isolado, durante séculos ela vem sendo a chave de um ritual que abre as portas de tudo que é sagrado, e não falo apenas de religião e sim das coisas delicadas que regem o universo tradicional caiçara, falo de fé, da expectativa dos encontros, de esperança, enfim, um ato de celebração à sobrevivência. Com textos de Vito D`Alessio e direção musical de Luis Perequê.

Desta maneira trazemos no CD Tradição um documento único que pela primeira vez registra com excelência técnica a música cantada pelos últimos mestres, uma vibração que sem as circunstâncias do passado, jamais se reproduzirá nas novas gerações. Assim, mais do que o registro apresentamos um tributo a estes artistas que trouxeram até os dias de hoje este legado encantador.

Participações dos principais mestres caiçaras, entres eles: Dito Fernandes e Dona Mocinha, Pedro Brandão e Seu Jorge, Seu Horácio e Neco, Os Coroas Cirandeiros, Sete Unido e Os Caiçaras
.

O CD Influencias, apresenta de forma eclética uma gama de manifestações musicais de uma cultura que segue viva, porém em franca transformação. Novas gerações de artistas, reconhecidos ou iniciantes, que de uma forma direta ou indireta vem sendo alimentadas pelo ambiente tradicional e que mesmo criando novas linguagens continuam reproduzindo através da musica toda a riqueza da cultura caiçara.

Participações especiais de: Zé Gomes, Luis Perequê, Dani Lasalvia e Caco Barros. Os grupos da nova geração que participam incluem: Ciranda Elétrica, Grupo de Caiçara e Fandango Caiçara.



DOCUMENTÁRIO
(DVD)

O Documentário inédito foi produzido a partir de imagens captadas em diversas incursões a regiões de Ubatuba, São Sebastião, Ilha Bela, e Paraty. Uma abordagem dinâmica que distribui o olhar sobre as questões elementares da cultura entre elas a Fé, a roça, suas festas e musicas. Com trilha sonora desenvolvida especialmente para o trabalho dirigido por Luis Scarabel Jr..

O CD e o Documentário fazem parte do projeto “Dias de Caiçara” que vem sendo produzido desde 2006 e que já conta com uma exposição multimídia realizada na Cinemateca Brasileira junto com o lançamento do livro “Dias de Caiçara – Paraty, Ubatuba, São Sebastião”. Nesta publicação, os autores Vito D’Alessio e Daniel Pascalicchio utilizam crônicas para exemplificar o modo de viver à beira mar e as peculiaridades do dia-a-dia caiçara.

Uma exposição multimídia sintetizando o projeto será realizada no Sobradão do Porto em Ubatuba com o integral apoio da Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, compondo assim, o Projeto Cultural “Caiçara – Exposição” realizado também com o apoio do Ministério da Cultura - Lei de Incentivo à Cultura.

O lançamento do CD duplo e do Documentário acontecerá no espaço da exposição no dia 19 de Junho ás 20 horas.

O projeto tem a Direção Geral de Vito D’Alessio, Direção Musical de Luis Perequê e Direção Artística de Luis Scarabel Jr e realizado com o patrocínio da empresa Swiss International Air Lines e com o apoio do Ministério da Cultura – Lei de Incentivo e Fomento à Cultura (www.cultura.gov.br <http://www.cultura.gov.br/> ).


SOBRE A DIALETO
: A qualidade do padrão editorial é a marca da Dialeto Latin American Documentary (www.dialeto.com <http://www.dialeto.com/> ), empresa de produção cultural multimídia criada em 1995. Utilizando a multilinguagem, transforma pesquisa e conteúdo complexos em atraentes e poéticas produções de pertinência atemporal: livros, documentários para televisão, CD’s e DVD’s. É a única empresa do mundo especializada em documentar a América Latina, em temas relacionados à história e á realidade do continente. A Dialeto é detentora de importantes Prêmios de Comunicação, como: Aberje, Prêmio Tim de Música, Jabuti entre outros.


LANÇAMENTO DO CD E DOCUMENTÁRIO:
Data: 19 de Junho de 2.009.
Horário: 20 horas
Local: Praça Anchieta nº 38 Centro - Sobradão do Porto - Ubatuba

Informações sobre a EXPOSIÇÃO
Data: De 8 a 30 de junho
Dia e Horário: De segunda á sexta: 8h00 ás 18h00 e Domingo e Feriados: 18h00 ás 22h00.
Local: Praça Anchieta nº 38 Centro - Sobradão do Porto – Ubatuba


Informações para a Imprensa:

Dialeto Latin American Documentary
Patricia Fernandes
Tel. 11 5575-4095
E-mail: patricia@dialeto.com

Fonte: Fundart

Nenhum comentário:

Postar um comentário