domingo, 14 de junho de 2009

"Mostra Vida Marinha de documentários sobre o mar" reúne especialistas em Santos


Semana dedicada à discussão do ambiente marinho começa com a exibição de trabalhos do renomado mergulhador brasileiro Lawrence Wahba
A partir desta segunda-feira, dia 15 de junho, às 10 horas e com entrada gratuita, o Cine Roxy de Santos convida a todos para mergulhar fundo nos sete mares do planeta e conhecer de perto as maravilhas do oceano. A "Mostra Vida Marinha de documentários sobre o mar" apresenta, até o dia 18 (quinta-feira), as quatro melhores produções do mergulhador e cinegrafista submarino, Lawrence Wahba.
Especialista no assunto, somando mais de 3.500 mergulhos ao redor do mundo, Wahba e sua equipe estarão presentes no Cine Roxy para, após a exibição dos filmes, conversarem com o público sobre a importância da preservação do ambiente marinho. Os documentários a serem apresentados são uma retrospectiva da carreira do mergulhador, produzidos para canais como 20th Century Fox, National Geographic Channel e Discovery Channel.
Abrindo a Mostra nesta segunda-feira, dia 15, o público irá conferir o "Oásis do Atlântico", exibido nos canais 20th Century Fox e Natural History New Zealand. A expedição de uma equipe de biólogos e oceanógrafos liderada por Wahba explora as ilhas mais remotas do Brasil: Trindade, Martim Vaz e Rochedos de São Pedro e São Paulo. O objetivo foi registrar as mais diversas espécies marinhas e descobrir como colonizaram estes verdadeiros "Oásis do Atlântico".
Após o documentário, Eduardo Meurer ministrará a palestra "Ilhas Oceânicas do Brasil". Gestor ambiental formado na Universidade Católica de Santos, Meurer é instrutor de mergulho, comandante de embarcações e cinegrafista submarino. Acompanha Lawrence em expedições desde de 1993 e foi um dos cinegrafistas de "Oásis do Atlântico".
Na terça-feira (dia 16) será exibido o filme "Rebelião dos Tubarões", que retrata o trabalho de cientistas para explicar o motivo da série de ataques de tubarões que vem acontecendo em Recife. A palestra fica por conta de Otto Gadig que traz o tema "Tubarões: vítimas ou vilões". Otto é PHD em tubarões e professor da Unesp em Santos, e um dos maiores especialistas em elasmobrânquios no país.
Na quarta-feira (dia 17) será a vez do "O Atol Esquecido", que explora os diferentes ecossistemas do Atol das Rocas. A palestra abordará o tema "Importância das Áreas Marinhas Protegidas", apresentada por Marcelo Skaf. Consultor ambiental, oceanógrafo e fotógrafo submarino, Skaf foi chefe do Parque Nacional Marinho de Abrolhos.
Fechando a programação, na quinta-feira (dia 18), será exibido "A Ilha dos Golfinhos", premiado com Palma de Bronze no Festival Mundial de Imagens Submarinas, em Antibes, na França. O documentário exibe a complexa sociedade dos golfinhos rotadores e a importância dos seus incríveis saltos. Após o filme, Lawrence Wahba ministra a palestra "Pelos Mares do Mundo".
Vida Marinha - A "Mostra Vida Marinha de documentários sobre o mar" faz parte da Semana Vida Marinha que acontece pela segunda vez na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo. Nos dias 18 e 19 de junho terá início o Meeting "Vida Marinha - Desenvolvimento e Preservação dos Mares", no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais, no Porto de Santos.
Com iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e realização da Una Marketing de Eventos, com patrocínio da Unimonte e Grupo Rodrimar, o Meeting "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares" tem como objetivo alertar o público para a conservação dos oceanos e reunir especialistas no assunto.
Para debater as diferentes questões relacionadas à preservação dos oceanos, palestras serão proferidas por representantes de instituições ligadas ao tema. Educação ambiental, preservação das espécies e desenvolvimento sustentável serão abordados no evento, além da apresentação de cases de sucesso. O seminário se destina a autoridades; especialistas e estudantes de Oceanografia, Biologia e Meio Ambiente; membros de ONGs; técnicos e especialistas do Poder Público e lideranças comunitárias.
Entre os palestrantes se encontram Lawrence Wahba; Suami Macedo, do Instituto Arcor Brasil e Bióloga do Projeto Tamar; Newton Narciso Pereira, Presidente da ONG Água de Lastro Brasil; Solange Lessa, Ph.D. em Ciências na área de Concentração de Perigos Microbiológicos com foco na Gestão Ambiental Portuária; Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, Secretário Adjunto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente; Ingrid Maria Furlan Oberg, Chefe Regional do Ibama; Cintia Miyaji, Coordenadora do Curso de Oceanografia da Unimonte; Contra-Almirante Francisco Carlos Ortiz, Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar; Capitão-de-mar-e-guerra José Robson Medeiros, Sub Secretário para o Programa Antártico Brasileiro, entre outros.
Os interessados em participar já podem se inscrever gratuitamente pelo hotsitewww.tvtribuna.com/vidamarinha.
Sobre Lawrence Wahba - Aos 40 anos de idade, Lawrence Wahba possui uma extensa bagagem para tratar do assunto ambiente marinho com propriedade. Ao longo de sua carreira como mergulhador, cinegrafista submarino e diretor de documentários, já produziu e dirigiu mais de 400 matérias de TV e 40 documentários, rodados em todos os continentes e exibidos em até 160 países.
Soma mais de 3500 mergulhos e viajou para 51 países. Atualmente, apresenta um quadro mensal no "Domingão do Faustão" da Rede Globo e faz parte do casting de diretores da produtora BossaNovaFilms.
O Meeting "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares" é uma iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e realização Una Marketing de Eventos. Com patrocínio da Unimonte e Grupo Rodrimar. Apoio: MedMar, Concais, Mar Sub, Cine Roxy-Santos e Santos Film Commission.
Serviço:
Mostra Vida Marinha de documentários sobre o mar - Ciclo de 4 Documentários de Lawrence Wahba seguidos de palestras com o mergulhador e integrantes da sua equipe.
Local: Cine Roxy
Endereço: Avenida Ana Costa, 443, Gonzaga - Santos (SP).
Datas: de 15 a 18 de junho de 2009
Horário: Os filmes serão exibidos às 10h, e as palestras acontecem às 11h
Ingresso: Gratuito, sujeito à lotação da sala
Informações: (13) 3224-2211 - Una Eventos / www.tvtribuna.com/vidamarinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário